QIGONG OU CHIKUNG
Existem evidências de que a prática de CHIKUNG (Qigong) possivelmente começou desde o início da história.
Assim como muitos outros estudos, o Qigong pode ser confundido com o TAI CHI CHUAN (Taichi). Muitos professores e praticantes complementam suas aulas de Taichi com exercícios e formas de Chikung. Esta possui experiências e práticas da vida cotidiana da humanidade.
De acordo com livros antigos como A Era de Lü (Lü Shì Chūn Qīu, 吕氏 春秋), houve inundações frequentes na era do imperador Yao, e as pessoas viviam em um ambiente úmido e sombriamente frio, muitos sofriam com membros inchados e doenças articulares causadas por congelamento e estagnação. As pessoas “criaram danças […] para promover a circulação de CHI (Qi) e do sangue, alongar os tendões e exercitar os ossos e articulações, com o objetivo de promover a saúde e prevenir doenças. A “dança” aqui é de fato o começo do dao yin, que faz parte do Qigong.
Em uma jarra de cerâmica pintada do período da cultura Majiayao, escavada em Qinghai em 1975, há uma figura humana em relevo pintada em cores. A figura tem olhos levemente fechados, boca em forma de círculo e beicinho, abdômen saliente, mãos abertas e deitadas ao lado do abdômen, joelhos dobrados levemente, e fica com os pés em paralelo e parte a uma distância um pouco mais larga que o ombro. Foi provado que este frasco tinha mais de 5000 anos de história, e a figura nele mostra, de fato, uma postura de como os povos antigos praticam um exercício de respiração. Com ambos, masculino e feminino, no mesmo corpo, também reflete a filosofia da teoria primitiva do Qigong – a unidade do yin e do yang.
Em outra bacia de cerâmica da Nova Idade da Pedra, que também foi escavada em Qinghai, há uma cena pintada em cores de quinze pessoas dançando em grupo, essa é outra evidência da história do Qigong e da origem de alguns movimentos de Qigong.
Observar e imitar seletivamente a natureza é o método mais simples e direto que os antigos usavam para entender a natureza; também é a fonte de teorias como a harmonia com a natureza, a relatividade dinâmica e estática, o crescimento e o declínio do yin e yang, a geração e restrição dos cinco elementos.
Observando as mudanças na natureza, o sol, a lua e a estrela, o movimento do vento e das nuvens, o movimento dos pássaros, bestas, peixes, insetos e outros organismos, imitando tudo na natureza e continuando a observação e resumo e repetidos testes e verificações, os antigos desenvolveram uma grande variedade de formas e rotinas de Qigong com o objetivo de promover a saúde.
REFERÊNCIAS
INTERNATIONAL HEALTH QIGONG FEDERATION DAY. Disponível em:
http://ihqfo.org/en/index.php?p=news_show&lanmu=10&c_id=18&id=124
CHIKUNG NA ATUALIDADE
Várias formas de Qigong foram estudadas e promovidas, como a Rotina de Cultivo Interno no norte da China e a Rotina de Relaxamento no sul da China, e o tratamento com Qigong se tornou muito popular.
A Revolução Cultural levou um desastre ao desenvolvimento do Qigong, mas a situação melhorou bastante desde a política de reforma e abertura em 1978. O estudo do Qigong foi retomado e se desenvolveu rapidamente, especialmente entre as décadas de 80 e 90 do século XX, quando houve Qigong maciço praticando entre o público
O Qigong foi ao mesmo tempo explorado por algumas pessoas e cultos com segundas intenções, de modo que o governo chinês anunciou uma série de políticas para aprimorar seu gerenciamento e orientar o desenvolvimento geral do Qigong.
Qigong, como o Taichi, são partes da cultura tradicional chinesa que tem milhares de anos de história. Em sua longa história, muitas escolas já apareceram, algumas têm visões mundanas e outras nobres. Possui muitos elementos valiosos para promover a saúde humana, além de alguns elementos supersticiosos. O modo de pensar tradicional chinês se concentra na experiência e se preocupa menos com a lógica, de modo que alguns elementos não científicos ou mesmo pseudocientíficos podem se misturar facilmente no estudo do Qigong
REFERÊNCIAS
INTERNATIONAL HEALTH QIGONG FEDERATION DAY. Disponível em:
http://ihqfo.org/en/index.php?p=news_show&lanmu=10&c_id=18&id=124