TAICHI

ORIGEM DO TAICHICHUAN

A criação do TAI CHI CHUAN (Taijiquan, Taichi) é cercada por diversas lendas que foram passadas adiante através do tempo. Em uma dessa lendas conta o seguinte: um monge taoísta do século 12, chamado Zhang San Feng foi visitado pelo “Espírito da Montanha Mou Tong”, que o ensinou as técnicas de artes marciais que mais tarde seriam conhecidas como o Tai chi chuan. Apesar de todas as lendas, a história coerente a ser traçada numa linha do tempo encontra suas origens no condado de Wenxian, na província de Henan. Chen Wangting, do vilarejo de Chen Jiagou, e Jiang Fa, que estudou artes marciais em Shanxi e morou na vila de Xiaoliu, ambos de Wenxian.

REFERÊNCIAS:
Academia sino brasileira de Kung fu wushu. Disponível em: http://www.academiasinobrasileira.com.br/tai-chi-chuan/ . Acesso em: 31 mai. 2015

PRINCÍPIOS

a) A assimilação dos fundamentos e a prática em formas tradicionais de Wushu. Os fundamentos possuem muitas posturas e movimentos encontrados em outras artes marciais tradicionais chinesas da época.
b) A assimilação dos métodos tradicionais de cultivo da saúde. O Tai chi demonstra ser um dos mais recentes desenvolvimentos dentro do processo gradual que se extendeu por séculos, combinando o wushu com formas tradicionais de exercícios internos, meditação e exercícios calistênicos para melhorar a saúde e atingir a longevidade. Estes envolviam relaxamento, concentração e técnicas respiratórias. Muitos destes elementos podem ser vistos dentro do Tai chi chuan.
c) A assimilação das teorias clássicas de medicina e filosofia. O Taichi, como muitos dos exercícios acima mencionados, adotou as teorias tradicinais da medicina chinesa para promover o Qi (Chi, Ji), ou energia vital, que circula pelo corpo humano para assegurar um ótimo funcionamento para os orgãos internos. Quanto a parte filosófica, o Tai chi está intrínssicamente ligado ao Ba Gua e outras tradições taoístas.

REFERÊNCIAS:
Academia sino brasileira de Kung fu wushu. Disponível em: http://www.academiasinobrasileira.com.br/tai-chi-chuan/ . Acesso em: 31 mai. 2015

TAICHI COMO ATIVIDADE

– É uma atividade de baixo impacto, adequada para pessoas de todas as idades e para a maioria dos estados de saúde, incluindo aqueles que há muito tempo são sedentários ou “odeiam” exercícios.
– É uma atividade suave e relaxante que envolve respirações profundas, mas não faz suar nem deixa a pessoa sem fôlego.
– Não coloca estresse desnecessário nas articulações e nos músculos e, portanto, é improvável que cause dor ou lesão.
– Não requer equipamentos ou uniformes especiais, apenas roupas leves e confortáveis.
– Depois que a técnica apropriada é aprendida com um instrutor qualificado, torna-se uma atividade de baixo custo que pode ser praticada em qualquer lugar, a qualquer hora”.

REFERÊNCIAS:
JANE E. BROD. disponível em: https://oglobo.globo.com/saber-viver/estudos-mostram-que-tai-chi-pode-combater-os-efeitos-da-depressao-estresse-ansiedade-23086065#:~:text=Isso%20porque%20o%20tai%20chi,obst%C3%A1culos%20enquanto%20a%20pessoa%20caminha.